Ver-o-rio é um dos poucos espaços de acesso a Baía do Guajará, bastante freqüentado pelos moradores do bairro do Telegrafo e do Umarizal. A venda de comidas típicas e a beleza do local, contribui de forma significativa para a visita da comunidade ao complexo.
Certamente, amores escondidos, paixões avassaladoras e desilusões amorosas ja aconteceram neste lindo paraíso.
Continuando minha caminhada me deparei com o rio e o busto do Rui Paranatinga Barata, grande expressão da música popular paraense. Lembrei-me imediatamente da musica "Este Rio é Minha Rua".
ESSE RIO É MINHA RUA( Paulo André e Ruy Barata )
Esse rio é minha rua,
minha e tua mururé,
piso no peito da lua,
deito no chão da maré.
Pois é,
pois é,
eu não sou de igarapé,
quem montou na cobra grande,
não se escancha em puraquê.
Rio abaixo, rio acima,
minha sina cana é,
só em falá da mardita
me alembri de Abaeté.
Me arresponde bôto preto
que te deu esse pixé
foi limo de maresia
ou inhaca de mulhé.
O colorido das plantas e o laguinho fazem a diferença na área.
Infelizmente, existem alguns problemas que são determinantes para influenciar na beleza do local. Logo na entrada existe um lixão e mais a frente outro. È difícil de entender como isto pode acontecer em um espaço que pode fomentar o turismo na cidade. Ssabemos que um dos fatores que influencia na escolha do turista é a limpeza da c idade.
Alem disso, existe uma obra que ha muito tempo vive abandonada e o pequeno parque das crianças está totalmente destruído. A unica obra que existe é particular.
Espero que esse relato sensibilize nossas autoridades e a comunidade em geral para a importância de encontrarmos soluções para reoganizarmos esse belo espaço de lazer e cultura. Entretanto, só conseguiremos melhorar a cara do Ver-o-rio através do esforço de cada um em procurar coservar e cuidar desta riqueza.
Um comentário:
Ver o rio... Lembrei, aliás, nunca esqueci é um lugar lindo!
Postar um comentário