SAUDOSA PRAÇA BRASIL

Caminhar na Praça Brasil é extremamente prazeroso.Infinmitas Lembranças da minha infância e da minha vida estão intimamente ligadas a esta bela praça. Brincadeiras de criança, escalada ao monumento central para abraçar o índio e namoros na adolescência são fatos que fazem desse espaço um grande marco na minha trajetoria pela terra.

O Pau-brasil teve uma importante participação política e econômica na história do país. Nosso passado está intimamente ligado a produção desse vegetal na Ilha de Vera Cruz que ficou conhecida como Costa do Pau-brasil e, posteriormente, Brasil. Hoje, dificilmente encontramos um exemplar dessa exuberante árvore.
Conhecendo o valor histórico e ambiental dessa árvore fica difícil de entender como é possível plantar esse Símbolo Nacional e depois abandona-lo até a morte. Este fato está acontecendo na Praça Brasil, várias árvores já morreram e outras estão ameaçadas. Alias, outros tipos de vegetais estão passando pela mesma situação.


Esse belo ambiente onde a população do entorno utiliza para fazer caminhada e como espaço de lazer está precisando de uma melhor atenção pela prefeitura e comunidade. O parquinho das crianças, as peças para exercício físico e alguns bancos estão totalmente destruídos.




2 comentários:

Deusa disse...

Ah, que saudades! Alegria em rever, tristeza por sentir o descuidado.
Mas é isso aí Sanches, vamos continuar mostrando, cuidando e chamando para cuidar de nossa casa.

Anônimo disse...

Saudades mesmo, lembro das caminhadasd que fazia até lá quando estudava na antiga ETPA, boas risadas comendo uva passa com confeito, minha amiga êcela e eu!